domingo, 29 de abril de 2007

Site do dia (11) - + arquitetura argentina…

Conforme prometido, sigo indicando links para sites de arquitetos argentinos.

O de hoje é do mega escritório, com mais de 50 anos de atuação, M-SG-S-S-S (Manteola - Sánchez Gómez, Santos, Solsona, Sallaberry), os caras fizeram de tudo e muito, desde vários dos estádios argentinos da copa de 78 até a sede da televisão nacional do Chile, em Santiago! Fizeram tanto que a abertura do site é um skyline virtual só com obras deles.

Acho que vale comparar a boa qualidade de projeto realizada por eles com a medíocre qualidade de projeto que encontramos nos mega escritórios brasileiros do eixo rio-são paulo (porém não espere a qualidade compositiva de pequenos ateliers).

Vale o destaque, para quem conhece Buenos Aires, olhar a intervenção que foi feita por este escritório no Palácio Alcorta, onde hoje no térreo funciona o Museu Renault (que de museu não tem nada) e nos pavimentos superiores é o edifício residencial com m² mais caro da argentina, situado na esquina em frente ao MALBA. Curiosidade, este edifício foi a sede da Chrysler na Argentina e na sua cobertura havia uma pista oval de teste dos carros.

Ainda na categoria reciclagens também vale olhar as docas 5 e 6 do Puerto Madero, também transformadas em edifícios de uso misto, com os pavimentos superiores destinados à aptos. de alto nível…

Buen viaje…

http://www.msgsss.com.ar/

Abaixo duas imagens da sede da TVN em Santiago do Chile.


quinta-feira, 26 de abril de 2007

“O sonho pertence a quem habita e não a quem projeta”

A frase acima está no espetacular livro InVersus do arquiteto mineiro Saul Vilela e serviu para gerar muitas discussões com professores nos tempos de PUC, eles diziam que o arquiteto é o senhor da razão e que o autor da frase devia ter tomado umas cachacinhas além da conta…

Passados alguns anos, agora eu como professor, resolvi provocar os alunos com essa frase em sala de aula, lhes perguntei “E ai, o sonho é de quem habita ou de quem projeta?” - já sabendo isso podia gerar uma discussão sem fim… até que um aluno, daqueles de fundo de sala (como eu já fui) é o primeiro a matar essa óbvia charada… o sonho é de ambos.

O arquiteto é o mago da lapiseira e das emoções (pelo menos os bons arquitetos sabem traduzir os riscos em sentimentos) e tem suas preferências, seu estilo e seu refinamento estético… e quase sempre isso se traduz em uma previsível linguagem arquitetônica, que o cliente deveria conhecer antes de contratá-lo… não se contrata o Cold Play pra fazer cover de Sandy e Junior…

O cliente é o usuário final e nem sempre tem um senso estético apurado ou sabe exatamente o que quer (até já escrevi neste blog sobre isso)… na verdade na maioria das vezes ele não tem o primeiro e não sabe o segundo… mas nem por isso deve ser ignorado como defendiam alguns mestres da PUC, na verdade ele deve ser traduzido… entendido… e por fim, seduzido pela boa arquitetura proposta pelo arquiteto.

Caso isso não ocorra há duas hipóteses: ou o arquiteto faz qualquer merda que o cliente peça e depois põe a culpa no pobre cliente que lhe procurou e lhe pagou para que tivesse a melhor solução; ou então o arquiteto realiza seu sonho pessoal, sem dar bola para o cliente e depois de algum tempo passa pela linda e branca obra contemporânea que realizou conforme seus mais lindos desejos e descobre que agora ela é laranja e lilás, que os anões de jardim invadiram o pilotis e bobeia até um frontão surgiu do nada…

é… sonhemos em conjunto!

segunda-feira, 23 de abril de 2007

A vida é um sopro, mas a arquitetura é uma eterna brisa…


“Eu confesso a você que eu tô um pouco cansado de falar de arquitetura. Porque as coisas se repetem, a conversa é a mesma, as perguntas são as mesmas.
Mais importante do que a arquitetura é estar pronto pra protestar e ir na rua, isso que é importante, é o sujeito se sentir bem, sentir que não é um merda…” (Oscar Niemeyer)

Com a citação de Niemeyer eu faço a divulgação do documentário que desde o último dia 20 está em cinemas de todo o Brasil, oscar niemeyer - a vida é um sopro.

Como ainda não o assisti, próximamente envio um comentário sobre o filme.

Abaixo o link do site do filme, mais do que bem montado… com fotos, depoimentos…. e também abaixo o trailer de cinema...

Site do filme: http://www.avidaeumsopro.com.br/



* já deixo prometido um texto sobre quando estive no escritório do mestre…. sim ainda havia essa foto com duas mulheres peladas na frente da mesa dele… sim havia uma garrafa de uísque na “sala de estar” do escritório… e sim, fiquei arrepiado, gago… e completamente emocionado com ele.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Site do dia (10) - Olhando além do Rio da Prata…

Há uma já folclórica peleia entre brasileiros e argentinos… vem de larga data, que teve o auge no início da década de 80 quando se soube que caças ingleses abasteciam na base aérea de Canoas.RS… na época até meu imortal Grêmio sofreu com o fato, na batalha de La Plata… jogo de Libertadores em que os jogadores do Grêmio entregaram o empate no fim da partida para que pudessem sair vivos da cancha do Estudiantes….

Mas o assunto não é futebol, é arquitetura… e a Argentina tem sido meu destino de feriado há algum tempo e cada vez que volto, volto triste… volto preocupado… volto desiludido com a baixa qualidade arquitetônica que temos em nossas cidades e isso é ainda mais visivel na arquitetura do cotidiano…

Para que vocês entendam o que estou falando aos poucos vou enviando uma série de links de arquitetos argentinos e para começar, Rafael Iglesia, arquiteto de Rosario, cidade do Fito, cidade dos Canallas do Rosario Central, cidade muito parecida com Porto Alegre, com a diferença que ela valoriza o seu Rio Paraná….

Site pouco intuitivo, as letras do nome do arquiteto no canto superior esquerdo são os itens de menu… Nele estão algumas obras, projetos e textos.

http://www.rafaeliglesia.com.ar/index.htm

Abaixo Ed. San Luis, projetado em 1999 e absurdamente bom…

Buen viaje…


quarta-feira, 18 de abril de 2007

164 Charles Street - o mercado imobiliário não precisa ser medíocre…

Na Bienal de Arquitetura de São Paulo de 2005 havia uma tímida área de exposição do Richard Meier na qual chamava atenção um conjunto de torres residenciais envidraçadas de frente para o Hudson, prédios de alto padrão e com boa qualidade arquitetônica.

As imagens deste conjunto já foram amplamente divulgadas e vistas, mas o que me chamou atenção foi o vídeo promocional do mesmo, apresentado pelo próprio Meier… fabuloso exemplo de marketing + arquitetura, olha só:



E o site do empreendimento, pesado pra caramba, mas vale a visita:
http://www.165charlesstreet.com/index_new.html

sábado, 14 de abril de 2007

Site do dia (8) - PROJECT A.01

Tentamos mostrar alguns arquitetos norte americanos legais e por aqui um pouco desconhecidos, a idéia era seguir a série, mas não resisti e postei uma dupla de finlandeses… e já que está feito o estrago, da gélida Finlândia eu convido para visitarmos a fria Áustria…

O escritório PROJECT A.01 de Viena produz uma arquitetura genuinamente contemporânea, longe de falsos minimalismos e brancosos* que vemos tanto por ai.

http://www.projecta01.com/

Abaixo a casa Klosterneuburg, não deixem de visitar também a casa Eiser e a fábrica Schiebel, essa última um baita exemplo do que eu gostaria de ver como arquitetura fabril por estes pagos.

*Assim como na década de 70 e parte dos 80 encontramos várias tentativas tardias de se fazer modernismo, os modernosos… nos dias de hoje encontramos estas mesmas tentativas de se fazer um supermodernismo ou um minimalismo tupiniquim… a arquitetura brancosa.

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Site do dia (7) - We are Finns…

O que grandes arquitetos como Saarinen, Alvar Aalto y Reima Pietilä tinham em comum? Eram finlandeses! Sim… Finlândia, onde há um dos maiores indíces de suícidio do mundo… onde até os cachorros tem celulares, Nokia claro, e onde o sol vale mais do que ouro…

E vivendo neste meio os arquitetos Mikko Heikkinen e Markku Komonen projetam obras monumentais e pequenas casas como se tudo fosse um gole de vodka e com segurança dizem:

“We are Finns… we just want to make good architecture, no matter the circumstances”

Acho que a frase acima basta para visitar o site do Heikkinen-Komonen.

http://www.heikkinen-komonen.fi

Abaixo a Lappeenranta University of Technology, na terra natal dos arquitetos.