Não tem pé de meia... :: Kunsthal :: Rem Koolhaas, Rotterdam ::
Primeiro contato visual com a Kunsthal, vista desde a Westzeedijk |
Lembro que mais para o fim da minha faculdade haviam alguns estudantes dos primeiros semestres que idolatravam o Rem Koolhaas... adoravam passear pelos corredores da FAU.PUCRS com o S M L XL em um dos braços e um canudo vazio no outro... certo que achavam que enganavam alguém....
Durante a faculdade eu nunca tive grande contato com a obra ou com os textos do Koolhaas e depois esbarrei um par de vezes em prédios projetados por ele, mas nunca entendi bem o porque daquela gurizada nova ficar tão impressionada.
Meu primeiro contato foi em uma tarde tri chuvosa em Rotterdam, deviam ser mais ou menos três da tarde quando desembarquei na estação central e fui literalmente abaixo de mau tempo procurar o meu hotel ... após me acomodar fui procurar um museu para me entocar e o escolhido foi a Kunsthal.... e por sorte o meu hotel não estava longe do Museumpark, onde ela esta localizada... a recepcionistas disse que era só pegar a Westzeedijk -uma interessante via elevada sobre diques- e entrar no prédio que o rei mago tá puxando o seu camelo.... (pensei, tá certo que estamos na Holanda, mas tomar ácido no meio da tarde não é saudável, tia....)
"É só procurar um prédio que no telhado tem um rei mago puxando o seu camelo..." |
A Kunsthal (casa da cultura) é um centro cultural composto por um auditório, um café/restaurante e três espaços de exposição que podem funcionar juntos ou separados. Embora eu tenha chegado pela Westzeedijk (nível mais alto do prédio) o acesso principal está no nível mais baixo, no Museumpark... e com rampas que se cruzam se tem acesso aos níveis internos do conjunto... (essas rampas são continuações de eixos do entorno).
Vista do nível da rua e da fachada lateral |
Fachada principal, acesso desde o parque |
Auditório e suas cadeiras divertidas |
Espaço de exposições |
Ola Luciano! adorei a falta de desculpas e a honestidade pela ausência! Eu também ano longe dos meus blogs! hehehehe Boas novas do Kunsthal eu já estive lá também! Vou conferir seu link!
ResponderExcluirOi Claudia, honestidade é oxigênio... é o minimo que precisa pra se viver tranquilo.
ResponderExcluirPois é, estive no Kunsthal em 2007... de repente hoje eu tenha outra percepção dele, mas a verdade é que o Koolhaas não me impressionou ainda... a embaixada em Berlim, que ganhou o Mies, é outra obra dele que eu estive e também não deu o clic...
Obrigadão por ter aparecido por aqui.
abraço