bloco de viagem (3) - O miesiano vizinho do Mies
Tarde de sol em Barcelona... fomos até o parque de Montjuic onde em 1.929 Mies projetou o emblemático Pavilhão Alemão na Exposição Universal de Barcelona, pavilhão que foi desmanchado após a exposição, mas reconstruído por iniciativa de Oriol Bohigas em 1.986.
O pavilhão do Mies dispensa comentários e apresentações... a surpresa foi ao estar chegando no local do pavilhão encontrar uma intervenção que deixaria o mestre alemão orgulhoso, a CaixaForum Barcelona.
Um centro cultural localizado em uma edificação de 1.911 projetada por Puig i Cadalfalch na característica arquitetura art nouveau (ou como os catalães gostam, arquitetura modernista) que abrigou a fábrica textil Casaramona e passou a ser considerada patrimônio cultural espanhol na década de 70.
A restauração do prédio é de autoria dos espanhóis Francisco Asarta e Roberto Luna e a intervenção é do genial Arata Isozaki, que para não competir visualmente com o prédio histórico criou um pátio de acesso abaixo da cota da rua, formado unicamente por planos de pedra caliza e com seu acesso desde o nível da rua realizado por escadas rolantes, escadas e um elevador... acessos este que está protegido e marcado por uma imensa e elegante árvore construída com aço corten e vidro.
O pavilhão do Mies dispensa comentários e apresentações... a surpresa foi ao estar chegando no local do pavilhão encontrar uma intervenção que deixaria o mestre alemão orgulhoso, a CaixaForum Barcelona.
Um centro cultural localizado em uma edificação de 1.911 projetada por Puig i Cadalfalch na característica arquitetura art nouveau (ou como os catalães gostam, arquitetura modernista) que abrigou a fábrica textil Casaramona e passou a ser considerada patrimônio cultural espanhol na década de 70.
COMO O ISOZAKI DIZ NO SEU MEMORIAL: O JARDIM SECRETO, ABAIXO DO NÍVEL DA RUA E QUASE TÃO MIESIANO QUANTO MIES.
A restauração do prédio é de autoria dos espanhóis Francisco Asarta e Roberto Luna e a intervenção é do genial Arata Isozaki, que para não competir visualmente com o prédio histórico criou um pátio de acesso abaixo da cota da rua, formado unicamente por planos de pedra caliza e com seu acesso desde o nível da rua realizado por escadas rolantes, escadas e um elevador... acessos este que está protegido e marcado por uma imensa e elegante árvore construída com aço corten e vidro.
Para quem quiser saber mais:
Site do escritório do Arata Isozaki na Espanha: http://www.arataisozaki.org/
Site da CaixaForum: http://obrasocial.lacaixa.es/centros/caixaforumbcn_es.html
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