terça-feira, 16 de outubro de 2007

Artigas e seus troncos estruturais

Pouco tempo atrás vi no excelente blog Neorama a casa Cachagua, projetada pelos chilenos do F3 Arquitectos, onde foram utilizados pedaços de tronco de árvores para criar uma espécie de brise...

Casa Cachagua, F3 Arquitectos 2006

E na hora me veio em mente imagens de duas casas que o Artigas projetou: a primeira uma pequena casa feita em 1950 para o seu irmão Giocondo (já demolida) e a segunda feita em 1967, a FAU é de 1961, a Casa Elza Berquó.

Casa Giocondo, Artigas 1950

Porém o Artigas utilizou os troncos como pilares com juntas de neoprene entre a madeira e a laje de concreto... ou seja é um tronco de árvore estrutural!!!

Casa Berquó, Artigas 1967

Sobre a casa Berquó, o próprio Artigas:

"É meu projeto meio pop, meio irônico e eu gosto muito de vê-lo sob qualquer ângulo. São pedaços de tronco de árvores que apóiam toda a estrutura de concreto da cobertura. Mas o que é o avanço técnico!!! Danei a descobrir que era possível colocar a laje de concreto armado sobre uma coluna de madeira e experimentei, pela primeira vez, na casa de praia de meu irmão Giocondo. Com o surgimento de um material chamado neoprene, foi possível fazer com que a carga do telhado se distribuísse pela área da coluna de madeira e, dali, para as fundações".

Em um próximo post eu falo mais sobre Artigas... e sobre outras duas de suas casas.

5 comentários:

  1. Que coisa linda, hein? Show...

    Um abraço!

    Alice

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto bastante do trabalho do Artigas, embora essas duas casas não sejam suas melhores obras, são um exemplo de que ele era um cara bem a frente do seu tempo.

    abraço alice!

    ResponderExcluir
  3. Conoces a Rafael Iglesia? A mi me gusta mucho como trabaja con madera: http://www.rafaeliglesia.com.ar/

    ResponderExcluir
  4. conoces la obra de Rafael Iglesia?
    a mi me gusta su manera de trabajar la madera: http://www.rafaeliglesia.com.ar/

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito das obras do Artigas, e essa casa acho muito especial. A casa "fala" a quem e ao que veio!Acho lindaa d+ , nem tanto do ponto de vista estetico + sensitivo.

    ResponderExcluir