Vendemos sauna, piscina, sala de jogos.... de brinde um apartamento genérico
Conversava com um amigo sobre o boom imobiliário que estamos vivendo no Brasil e conversa vai, conversa vem... começamos a falar sobre a publicidade que as incorporadoras têm feito para os seus novos empreendimentos.
Ia fotografar alguns exemplos para colocar aqui, mas achei que não precisava... basta abrir o jornal para encontrá-los... anúncios enormes, páginas inteiras totalmente coloridas... onde geralmente em um canto encontramos um mapinha mostrando a localização do empreendimento e depois algumas imagens de pessoas sorrindo, algumas vistas genéricas das maquetes eletrônicas das áreas de uso comum - piscina, fitness, espaço gourmet, garage band, sala do video game, sala sado-mazô- e algumas linhas informando área, número de dormitório e condições de pagamento....
Cade planta baixa do apartamento???.... Onde estão as perspectivas externas??? parece que isso pouco importa, o espaço onde a pessoa vai viver é o de menos... basta ter piscina, sauna, quiosques...
O trabalho do arquiteto em projetar um bom espaço, bem resolvido, com boa insolação, bons fluxos, sem perda de espaço.... isso tudo é inutil e mais inutil ainda são as fachadas.... parece ser tudo igual mesmo.....
A pouca valorização do projeto arquitetônico já era sabida (o corretor que vende o apartamento ganha o dobro do arquiteto, no minimo), que brasileiro não sabe comprar apartamento.... isso também já era sabido....acho que a diferença é que isso ainda não tinha estampado as páginas dos jornais.
É, isso está cada vez mais sério.
ResponderExcluirE quanto mais apartamentos novos eu vejo, mais me enamoro dos antigos.
Com a palavra, o Fernando, que inclusive estudou essa questão da moradia da classe média, não?
Gabriel e Luciano,
ResponderExcluirse eu disser que isso é um fenômeno global a gente fica mais deprimido ainda. Estou acabando de ler "House Lust" sobre a explosão imobiliária nos EUA e parece que a questão do espaço se perdeu mesmo. A saída: trazer milhares de pessoas para ler os nossos blogs e com isso desmontar aos poucos a superficialidade do marketing imobiliário. Mas é como água batendo na pedra né mesmo?
Sim... e o pior: não se restringe à moradia... curioso como espaço virou uma "commodity": Se você quiser mais, terá que pagar mais... é no apartamento, na rua, no avião... caramba. O negócio é ir morar no interior!
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