sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

bloco de viagem (3) - O miesiano vizinho do Mies

PAVILHÃO DO TIO MIES, COM A TORRE DA ANTIGA FÁBRICA AO FUNDO

Tarde de sol em Barcelona... fomos até o parque de Montjuic onde em 1.929 Mies projetou o emblemático Pavilhão Alemão na Exposição Universal de Barcelona, pavilhão que foi desmanchado após a exposição, mas reconstruído por iniciativa de Oriol Bohigas em 1.986.

O pavilhão do Mies dispensa comentários e apresentações... a surpresa foi ao estar chegando no local do pavilhão encontrar uma intervenção que deixaria o mestre alemão orgulhoso, a CaixaForum Barcelona.

VISTA DESDE A RUA MARQUES DE COMILLAS - A VELHA FÁBRICA E A ÁRVORE DO ISOZAKI

Um centro cultural localizado em uma edificação de 1.911 projetada por Puig i Cadalfalch na característica arquitetura art nouveau (ou como os catalães gostam, arquitetura modernista) que abrigou a fábrica textil Casaramona e passou a ser considerada patrimônio cultural espanhol na década de 70.

COMO O ISOZAKI DIZ NO SEU MEMORIAL: O JARDIM SECRETO, ABAIXO DO NÍVEL DA RUA E QUASE TÃO MIESIANO QUANTO MIES.

A restauração do prédio é de autoria dos espanhóis Francisco Asarta e Roberto Luna e a intervenção é do genial Arata Isozaki, que para não competir visualmente com o prédio histórico criou um pátio de acesso abaixo da cota da rua, formado unicamente por planos de pedra caliza e com seu acesso desde o nível da rua realizado por escadas rolantes, escadas e um elevador... acessos este que está protegido e marcado por uma imensa e elegante árvore construída com aço corten e vidro.


Para quem quiser saber mais:

Site do escritório do Arata Isozaki na Espanha: http://www.arataisozaki.org/
Site da CaixaForum: http://obrasocial.lacaixa.es/centros/caixaforumbcn_es.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário