segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Vidinha de superquadra (*)




Aterrissando, matéria interessante, publicada no ArcoWeb:


Gozado como escrevem que "a utopia cedeu espaço a realidade" quase com a mesma mágoa de quem fala de um filho que virou bandido... a evolução da sociedade é algo muito imprevisível e era inocente demais acreditar que ela fosse "se adaptar" ao modelo de cidade proposto pelo Lucio e pelo Oscar. Eu acho engraçado como o pessoal aqui torce o nariz pra reclamar da "degradação das superquadras", mas continua a disputar a tapa o direito de pagar R$ 500.000 por apartamentos de 3 dormitórios de mais de 40 anos de idade, que são anunciados num dia e vendidos no outro, fazendo a alegria dos corretores de imóveis. Por que será? Simples: Porque o melhor modo de vida de Brasília ainda está e sempre estará nas Superquadras. Tá certo que as opções não ajudam: Fora lá, ou a classe média paga os mesmos 500 mil ou mais por um apê bacana no Sudoeste, que reproduz em parte - e com certo sucesso - o modelo urbanístico existente nas asas (mas a arquitetura... quanta diferença!) ou vai com a manada, paga a metade e aceita ser espremida 20km mais pra lá, para uma aberração urbanística chamada Águas Claras. Lago Sul, Lago Norte, Park Way, são para poucos: Tudo na casa dos 7 dígitos.


De qualquer modo, com todas as adaptações que a "vida moderna" exigiu delas, não adianta. Vidinha de superquadra é o que há. Ah, e confesso: Já estacionei na quadra residencial pra ir no boteco.


(*)só explicando: essa expressão nasceu de um diálogo que ouvi num bar aqui em Brasília, na mesa ao lado da minha, em uma conversa entre duas pós-adolescentes ("ai amiga... tô cansada dessa vidinha de superquadra!") e que estava guardada na manga para utilização futura... enfim, chegou a hora. Mas ela ainda rende um caldo... aguardem.

2 comentários:

  1. dejate de joder!!! impecable otra vez más!!!

    por mais que o cara queira deixar o boteco, o boteco não deixa o cara... é tipo o Ico, por mais que o cara queira deixar de ser amigo dele, ele sempre dá um jeito de aparecer.

    forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. tai Gabriel, eu assino embaixo e vou mais longe. Como opcao residencial para centeans de milhares de pessoas, a superquadra eh o que de melhor o Brasil produziu ate hoje. O que nao acompanhou foi o poder de compra da classe media. E junto com o poder de compra a qualidade do espaco residencial foi pro ralo tambem.

    ResponderExcluir