sexta-feira, 14 de março de 2008

Abismos... - Biblioteca de Amsterdam



FACHADA DE BIBLIOTECA, O VOLUME EM VIDRO NA DIREITA É A FUTURA ACADEMIA DE MÚSICA

Voltando a ativa... e voltando em grande estilo, pensei em postar esse texto em duas partes para não ficar tão chato e tão denso, mas já fazia tanto tempo que eu não escrevia nada que era capaz de eu mandar a primeira parte e ficar devendo eternamente a segunda.

VISTA LATERAL DA BIBLIOTECA

Buenas, estávamos nós em Amsterdam e precisávamos de uma internet para verificar os próximos passos, na verdade a gente sabia que tinha que pegar o avião de volta ao Brasil em Londres e que queríamos ao menos 3 dias no quintal da Rainha pra poder tomar duas ou doze cervejas com os amigos que para lá foram e nunca mais voltaram...

VISTA DESDE O SEGUNDO PISO, SE VÊ O TÉRREO E O NÍVEL ABAIXO DELE COM PÉ DIREITO TRIPLO E SUAS PRATELEIRAS DE DOIS ANDARES

Nosso hostel tinha internet, mas nossos suados Euros não eram para pagar internet, a cerveja é cara para quem ganha em reais... então fomos atrás da biblioteca de Amsterdam e aí começa o maior sentimento de como vivemos em um país de merda que eu já tive.

PUFES, SOFÁS, MÓVEIS BEM DETALHADOS E DESENHADOS

A biblioteca de Amsterdam é uma das mais novas da Europa e talvez a mais impressionante. Ela foi inaugurada em 07/07/07... (passamos lá cerca de 4 meses depois) e é um dos seis gigantescos equipamentos urbanos que irão reestruturar Oosterdokseiland, muito próximo à estação central, reestruturação que deve estar finalizada em 2011 contando com um hotel e centro de eventos, lojas, escritórios, apartamentos... totalizando mais de 200 mil metros quadrados construídos.

UMA DAS PRATELEIRAS DE DOIS ANDARES, TEM UMA ESCADA CARACOL NO CENTRO

Dentro deste complexo a biblioteca ocupa 28.000 metros quadrados (!) e embora por fora o projeto do escritório do arquiteto Jo Coenen não tenha me agradado, por dentro essa biblioteca é algo de outro mundo!!!

Imagine a cena, dois brasileiros barbudos, fedidos, mochileiros... e pior, arquitetos... chegando na biblioteca com as mochilas nas costas por volta das 8 da noite de um sábado... pois já chegamos procurando um segurança para saber onde poderíamos deixar as mochilas e a resposta que tivemos é que não havia problema nenhum em estar ali com as mochilas.... passado o segurança, que pouco estava ligando para os dois gabirus, fomos descobrir como fazer login em um dos 837 computadores que tinham disponíveis no andar térreo... e descobrimos que não precisava nada... era só chegar, sentar e usar... por quanto tempo quisesse e sem bloqueio a site nenhum... a putaria corria solta em muitos dos monitores de LCD de 17"....

TERMINAIS IMAC

Bem, depois de resolvermos nosso roteiro fomos passear pela biblioteca e para não ficar chato, já que lotei de fotos esse post, o que posso dizer é o seguinte... há um grande vazio onde estão as escadas rolantes, cada piso tem uma temática e o último piso é um restaurante bacana com vista para o rio e para o Nemo.

ÁREA DE EXPOSIÇÃO

Entre as temáticas da biblioteca tem uma DVDteca cheia de lançamentos dos últimos filmes do cinemão norte-americano, shows de rock.... tem também uma área só com games, as novidades do PS2, nintendo, atari plusmasterblaster, estão lá também.... e se quiseres tem algumas salinhas envidraçadas com os consoles e poltronas para que tu possa te divertir, isso sem precisar pedir nada para ninguém... é chegar na prateleira, escolher o DVD, o CD ou o joguinho de video game e ir para uma salinha curtir o show ou jogar um pouco...


DVDteca

Além dos vários computadores do térreo, todos os demais pavimentos tem muitos computadores disponíveis para acesso a internet... sendo que em alguns andares são todos MAC, com direito a pufes de couro branco ou poltronas de fazer inveja pra muito ambiente da Casa Cor.

E é esse mobiliário e ambientação que realmente impressiona e que deveria ser a pauta deste post... a biblioteca é extremamente lúdica e contemporânea... os espaços para leitura são aconchegantes e mais parecem o estar de uma cafeteria descolada.

ESTAR DE LEITURA (SIM É COURO LEGÍTIMO)

Prestem atenção nas fotos a qualidade do mobiliário e como -fora o térreo- não há pontos de luz no teto, a iluminação está no topo das prateleiras e em luminárias dirigidas.


Link para conhecer todo o gigantesco projeto de Oosterdokseiland: http://www.oosterdokseiland.nl/

Link para o escritório do Jo Coenen http://www.jocoenen.com/fl/e/index_content_small.htm - no site tem as plantas e cortes da biblioteca, além de uns croquis bem bacanas...

Link da biblioteca: http://www.oba.nl/




P.S.: Tirar fotos dentro da biblioteca não era algo exatamente permitido... então não estão as melhores do mundo.

P.P.S.: Prometo que melhoro os próximos posts, estou enferrujado :)








3 comentários:

  1. Olá, primeira vez comentando aqui! :) E só tenho a dizer: Uau!! estou de queixo caído! Que lugar maravilhoso. E somente em ver as fotos e ler sua descrição, já devo reforçar sua frase: "maior sentimento de como vivemos em um país de merda que eu já tive." Voltarei outras vezes. Até mais, PaulaVieira.

    ResponderExcluir
  2. Bem vinda Paula!!! Realmente é outra realidade!!!

    Te convido a dar uma lida nos textos mais antigos, são bem melhores do que os últimos (fora os do gabrielito que sempre manda muito bem).

    até mais e que bom que gostastes!
    luciano

    ResponderExcluir
  3. Que magavilha, hein? voltando à ativa em grande estilo... lugar fantástico, já está no roteiro para a incursão ao velho continente em um futuro incerto. Grande abraço.

    ResponderExcluir