quarta-feira, 26 de março de 2008

Arquitetura dos ares




Navegando por blogs amigos que há tempo não navegava encontrei dois textos no blog Obvius que realmente me chamaram atenção e compartilho com os amigos.

O primeiro texto se chama: Viagem no tempo a bordo do Hidenburg e conta a história do balão dirigível Hidenburg (ou LZ 129), um monstro que tinha 245 metros de comprimento e em 1936 tomou os ares do mundo propagandeando o governo nazista alemão... e em 1937 virou uma bola de fogo ao chegar em Lakehurst.

O texto é fantástico e as imagens, plantas e detalhes construtivos deste navio dos ares são imperdíveis... eu confesso que fazia idéia de como eram os dirígiveis, mas não tinha a exata noção.

O segundo texto é vinculado a este primeiro, é sobre os hangares dos dirigíveis - megaestruturas construídas para abrigar aqueles gigantes dos ares.

Visitem o Obvius e aproveitem os dois textos... vale a pena!!!


PS.: E hoje nos encolhemos entre pseudopoltronas de aviões barulhentos...



2 comentários:

  1. Muito legal!

    Inclusive, na base aérea de Santa Cruz, aqui na zona oeste do Rio, onde estou passando uma "temporada", tem um hangar desses, as produtoras de filmes publicitários vira e mexe gravam lá... e está razoavelmente inteiro. Pensei em ir lá conhecer, mas se o museu aeroespacial do Campo dos Afonsos já foi uma viagem interminável, imagina lá... Santa Cruz é lá onde o judas perdeu as meias (porque as botas perdeu bem antes).

    E tem a Dengue também... zona oeste é onde o bicho tá pegando, literalmente.

    ResponderExcluir
  2. faz umas fotinhos do hangar!! e contribui com o brogui!!!

    e che, estou esperando uma contribuição para a séria-série de causos arquitetônicos... sei que tu também conhece vários

    ResponderExcluir