sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A casa da árvore, revisitada

Poucas coisas remetem mais à infância do que uma casa na árvore. Guri de apartamento que fui, a minha ficava no pátio do colégio, com direito a carteirinha de membro do "clube" e tudo mais. Muitas vezes me perguntei, já arquiteto formado, como seria, efetivamente, "projetar" uma. Pois bem, o pessoal do Pacific Environments Architects levou a brincadeira a sério na Nova Zelândia, e o resultado pode ser conferido aqui.
A semelhança com uma cebola é inegável, mas foi um exercício de design bem legal. No link, há várias imagens desde a concepção inicial, desenvolvimento do projeto, construção e fotos da cebola pronta. Vale a visita.

P.S.: A dica da cebola foi do prof. Mario Valiati. Aproveito para fazer o "jabá" de sua excelente coluna sobre design automobilístico e afins, publicada no site iCarros (www.icarros.com.br). O arquivo das colunas já publicadas pode ser acessado aqui.

4 comentários:

  1. fala luciano! segunda-feira enviaremos sua camiseta! Abraço e feliz 2009!

    ResponderExcluir
  2. muito legal!!! um bom post para começar 2009!

    queria saber como seria a arquitetura apreciada por toda uma geração se todas as casas na árvore fossem assim...

    ResponderExcluir
  3. Olá! Descobri o blog enquanto fazia uma pesquisa sobre a arquitetura da cidade de La Plata. Que bom achar alguém que também ama andar pelas ruas daquela cidade incrível (inclusive estou postando no meu blog algumas fotos que fiz durante essas caminhadas)! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Eu tb pensava numa casa na árvore, mas a minha acabou sendo debaixo d uma planta de +- um metro e meio, de folhagem bm densa e florzinhas azuis, q havia no meu quintal...
    Essa aí é bmmm mais legal! :]

    ResponderExcluir