segunda-feira, 27 de julho de 2009

Toda arte é uma revolta contra o destino do homem


Em dezembro deste ano Niemeyer vai completar 102 anos de vida e provavelmente siga na ativa até o dia em que ele sair para tomar um uísque com Le Corbusier. Alguns defendem que ele deveria ter largado os projetos antes dos anos 80... outros parecem agradecer que ele siga projetando pois assim podem mostrar que nem o Niemeyer está acima das críticas (isso em um país tão pobre quando se trata de crítica arquitetônica). Eu concordo que a produção dele na terceira idade não é condizente com a biografia dele, mas fico assustado quando percebo que com tantas críticas que o trabalho dele tem recebido ele está se tornando para alguns jovens estudantes uma caricatura, fazendo que seja ignorada toda uma história profissional que o tornou um dos maiores arquitetos que já empunharam uma Caran d'Ache, mesmo que alguns ainda façam cara feia para reconhecer isso.

Como disse, concordo com parte destas críticas, mas como eu sou um jovem arquiteto romântico e saudosista, trago nesta postagem uma obra do Niemeyer em seus bons dias... o ano era 1965 e ele, com 58 anos, estava em Paris juntamente com o arquiteto francês Jean Nicolas que o apresentou à Georges Gosnat, então responsável pela administração do Partido Comunista Francês. Tomaram vinho... discutiram sobre a esbeltez das parisienses e a voluptuosidade das cariocas... fumaram alguns cubanos e em junho de 1966 foi confiado ao Niemeyer o projeto da nova sede do Partido*.

A nova sede do Partido Comunista Francês começou a ser construída em 1968 e foi inaugurada em 1971... o tempo não é cruel apenas com as pessoas, passados quase 40 anos da conclusão do prédio o comunismo e consequentemente o PCF são caricaturas do que representavam na década de 60. Enquanto o PCF não quebra de vez a sua sede segue podendo ser visitada e este foi um dos meus programas dessa minha ultima ida à Paris.

O edifício está situado entre o 10º e o 19º arrondisement de Paris, bem de fronte à estação de metro Colonel Fabien. Uma cerca separa a área do edifício da calçada, porém o pequeno portão parece estar sempre aberto e o espaço Niemeyer e o auditório são abertos à visitação, quando não há eventos (esse prédio abrigou recentemente desfiles da Prada e também a conferência anual do RIBA).
Para acessar o sinuoso prédio de concreto e vidro desde a rua se sobe uma espécie de rampa sinuosa -que de piso de repente se curva para o céu e se torna uma espécie de parede sob o volume principal do prédio- em concreto até chegar a uma escada que desce ao hall de acesso principal, hoje espaço Niemeyer, que está praticamente no nível da rua. Esta escada está protegida por uma marquise de inconfundível traço.
O hall principal é um grande salão com mobiliário desenhado pelo arquiteto que abriga espaço para exposições, uma biblioteca, portaria, acesso aos elevadores e o auditório do comitê central, com suas portas trapezoidais inspiradas em um futuro ainda distante.
O auditório está sob uma cúpula de concreto que emerge no espaço frontal ao edifício e comporta 230 pessoas sentadas e internamente está coberto por pequenas (e empoeiradas) peças de alumínio que dão um efeito sensacional quando iluminadas... externamente essa cúpula está flutuando entre a rampa de concreto e a área gramada... sendo que o piso não encosta nas suas paredes, há um negativo com vidro em toda sua volta o que internamente cria um efeito de luz que o torna ainda mais interessante.
Ainda abaixo deste nível de pseudo subsolo há 3 níveis de estacionamento que não pude visitar, assim como não pude visitar a cobertura de onde se vê desde a rua a existência da espécie de dois terraços jardins, um em cada extremidade do prédio.
Voltando ao inicio desta postagem, creio que as críticas aos projetos do Niemeyer-terceira-idade são válidas... acho que há muito tempo ele deveria ter esquecido da prancheta e ter se dedicado ao ensino, à escultura, à pintura, às secretarias... mas vale nos perguntarmos se não é um grande erro colocarmos essa fase e as críticas que ela merece acima de toda uma história que o torna um dos grandes da arquitetura mundial.

Aqui um link para um vídeo sensacional de um jovem e orgulhoso Niemeyer, com cerca de 60 anos, durante as obras da sede do PCF:

P.S.: A frase que intitula a postagem é de autoria do André Malraux e talvez ajude a explicar um pouco do porquê o velho Arquiteto não abandonar a lida. Ainda sobre o Malraux, a ajuda dele -então ministro e amigo do Charles de Gaulle- foi fundamental para possibilitar o trabalho de Niemeyer na Europa e também para viabilizar o auto-exílio do arquiteto durante a ditadura.

P.P.S.: Na última postagem eu pedi que vocês escolhessem o tema da próxima... e foram dois votos... vou tentar mais uma vez para ver se agora chegamos aos 3 votos... para um próximo post vocês podem escolher entre Burger King modernista ou F. Gehry... e então?

:: Como geralmente acontece as fotos são de minha autoria e estão aí a disposição... não precisa pedir autorização para copiar ou utilizar elas para qualquer fim, mas ficaria tri contente se o devido crédito fosse dado caso sirvam para alguma coisa.

13 comentários:

  1. Impecável, Luciano.

    Comovente é a palavra para descrever esse lugar. Comovente a poesia das formas, a harmonia que há em tudo... não há muito o que dizer, creio que tem que ir lá mesmo pra entender.

    Vejo com tristeza essa fase atual de "negação niemeyeriana". Mas, numa época em que só o hoje interessa e tudo está cada vez mais instantâneo, via uái-fái, três gê e o escambau... é natural. Mais natural ainda num país de população predominantemente jovem, que não valoriza sua história, sua memória, e muito menos aquelas pessoas que as personificam, nas suas rugas e poucos cabelos brancos. Aprender com os velhos é um privilégio.

    Embora concorde que a produção recente dele incorra mais frequentemente em equívocos do que acertos, é bom que jamais esqueçamos de seu legado, um dos mais importantes da história da arquitetura mundial, felizmente tão bem preservado em exemplares como este que visitaste.

    Sou admirador incondicional de Niemeyer, por tudo que ele representa, inclusive para a nossa "moral" como país, pelo sonho da arquitetura verdadeiramente brasileira, que ele - e talvez SÓ ele - tão habilmente realizou e espalhou pelo mundo. Não abro mão dessa visão romântica, até porque é justamente a poesia e pureza de suas melhores obras que me permite tê-la.

    Pra pensar... O que diriam os "starchitects" hoje cinquentões, sessentões, que quando jovens sonhavam em ser "arquitetos brasileiros", ao saber da obra de seu mestre assim "enxovalhada" pelos garotos espertos, atletas do cad e do sketch up, que acham que boa mesmo é a Zaha (veja, nem de mulher entendem) e sequer sabem como SEGURAR um lápis? A ver...

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  2. Gabriel, teu comentário está melhor que o post!!!

    Uma pena que ninguém mais tenha se manifestado... o debate seria interessante.

    abração

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  3. Ou talvez o silêncio queira dizer em si alguma coisa né Luciano.
    Abraço.

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  4. Pois é Alberto... só resta saber o que esse silêncio quer dizer... olha que interessante o comentário que um antigo texto do blog recebeu neste final de semana:

    "Acho que Chico nunca experimentou na sua real intensidade a vivência e o desconforto de morar numa das esculturas de Oscar. esculturas sim, projetos de arquitetura jamais!
    Jorge" - http://arquis.blogspot.com/2007/05/chico-buarque-pink-floyd-fernando.html -

    Assim como futebol, parece que no Brasil arquitetura (infelizmente) também é momento...

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  5. Niemeyer es uno de mis favoritos el ultimo de los maestros!!! todos sus edificios son admirables cada uno tiene lo propio ....sus curvas y el desafío de inventar algo nuevo y bello en cada obra.
    como el mismo dice en algunas citas ...
    "No me atrae el ángulo recto ni la línea dura e inflexible creada por el hombre, lo que me atrae es la curva libre y sensual, la curva que encuentro en las montañas de mi país, en el curso sinuoso de sus ríos, en las olas del mar, en el cuerpo de la mujer preferida, y las del universo",

    Mi pasión es crear, disfruto la arquitectura y hago la arquitectura que me gusta. No concibo ni busco una arquitectura ideal. No existe la arquitectura ideal. El día en que exista una sola arquitectura, será el reino de la monotonía y la repetición. No quiero saber la opinión de los otros sobre mi trabajo. Yo creo en la intuición, mi arquitectura es una propuesta basada en la intuición.

    Creo que no hay mas que decir!!!
    Naara

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  6. Naara, meu espanhol anda muito ruim então me desculpe por te responder em português.

    Talvez eu não tenha entendido bem o que tu quisestes dizer sobre a arquitetura ser baseada na intuição e sobre não haver uma arquitetura ideal... acho que isso pode se aplicar para a pintura, para a escultura... mas a arquitetura é algo muito sério para experimentações inconsequentes e/ou aventuras.... concordo que não deve haver uma só arquitetura, mas acho que toda forma de fazer arquitetura deve respeitar o básico quanto as nossas responsabilidades como arquitetos perante as cidades e as pessoas.

    E concordo com a tua posição de não se importar sobre a opinião dos outros sobre a tua arquitetura. O importante é estar tranquilo que foi feito o melhor.

    E fica uma observação interessante que de certa forma complementa a postagem, impressionante como fora do Brasil o velho Niemeyer, mesmo com suas extravagâncias dos últimos 30 anos, ainda é um mestre. Como diz o Gabriel, não sabemos valorizar nossa história e patrimônio humano.

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  7. Bueno, tal vez porque dices que tu español no es bueno ,no leiste bien la parte de COMO EL MISMO DICE EN ALGUNAS CITAS ....y alli son 2 citas las que menciono ,temo decirte Luciano ,que son palabras del mismo Oscar Niemeyer el pintor y escultor (segun tus palabras ),,,,,y estariamos en lo mismo que alguien dijo en algunos otros comentarios anteriores sobr ela arquitectura de Niemeyer ......
    Naara

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  8. jajaja naarita, te enojaste? mi espanol no esta tan malo, pero en Brasil utilizamos " para indicar las palabras q no son nuestras.

    e sim, mesmo dito pelo Niemeyer é muito ruim... alias, se tenho uma critica mais forte sobre ele é sobre o seu discurso que sempre passou uma impressão de facilidade que mesmo pra um gênio como Niemeyer é absurda... ou alguém acredita que ele projetou a sede do PCF em 3 dias? o partido geral ate pode ter saído... mas o projeto...

    nos seus discursos Niemeyer deveria levar o ofício mais a serio e tu deves ter mais cuidado no que tu acredita... os brasileiros não são confiaveis como os peruanos e os chavistas.

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  9. Cada colega arquiteto deve ser respeitado, cada um tem sua consciência, e, age conforme seu coração dá liberdade. Niemeyer está vivo porque trabalha.
    Cada arquiteto tem autonomia sobre suas obras, e, não deve preocupar-se com critícas, ou a frente da qual sua obras se encaixarão (trabalho aos críticos). Certo Lúcio Costa?
    Respeito Niemeyer, pela a história, e, pelo presente também.

    Angela

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  10. Desculpa a intromissão na conversa.
    Estava pesquisando sobre a Sede do Partido Comunista Francês para um trabalho de repertorio para aula de projeto, e encontrei esta exelente postagem e os precisos comentarios de vocês, gostaria de comentar aos senhores que não entendo a arrogancia com a qual os leigos, pois pra mim estudantes não tem o conhecimento,não tem o discernimento suficiente para criticas tão fervorosas e pejorativas como as que ouço na sala de aula ou nas conversas de intervalo quando surge o assunto Oscar Niemeyer e suas obras. As Pessoas não se restrigem aos projetos com comentarios construtivos, mas atacam a imagem do MAIOR arquiteto do Brasil, ignoram sua historia, sua importancia não so na arquitetura brasileira como na historia do nosso pais, este senhor elevou a arquitetura brasileira, dando a nos a oportunidade de sermos comnhecidos não so como o pais do futebol, caipirinha e mulheres, mas tambem como o pais do Museu da Arte Contemporanea de Niteroi, do Congresso Nacional e de tantos outros marcos que este senhor imperfeito como todos nos, que tem projetos imperfeitos como todos os pojetos nos agraciou.
    Não sou um defensor do Niemeyer apesar de aimirar-lo, mas sou um defensor de criticas embasadas, de conversar construtivas e não de comentarios pessoais, agressivos e discuções de eu gosto ou não gosto.

    Não vejo a hora de poder falar e projetar como um arquiteto.

    Yuri Barbeta

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  11. Yuri, não é intromissão nenhuma... entenda esse blog como uma interminável conversa de bar... a gente só não gosta muito do pessoal que bebe mais do que a gente, mas não parece ser o teu caso.

    Eu assino embaixo do que tu escreves e não sei como tu projetas, mas me parece que já falas como um arquiteto.

    Seja sempre bem vindo.
    abraço
    luciano

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  12. 'Niemeyer esta vivo porque trabalha" - golaço Angela!

    Eu também o respeito pelo passado e pelo presente, mas acho que o presente dele poderia ser menos dedicado aos projetos de arquitetura do que tem sido... mas é só um "achismo" meu....

    abraço
    luciano

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  13. Enquanto homem é um bom escultor.
    Enquanto escultor é um bom comunista a desfrutar o que de melhor oferece o capitalismo.

    Acho que ele vive porque nem a morte o quer.

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