segunda-feira, 5 de setembro de 2011

VitraHaus :: Herzog & de Meuron

Uma das "salas" do showroom da Vitra
Não existe milagre, para fazer boa arquitetura é necessário muito estudo, paixão e transpiração... e o estudo que eu falo não é apenas o da formação universitária, mas também o que deve seguir durante toda a vida profissional... a cada novo projeto o bom profissional deve trabalhar com mais de uma possibilidade, deve realizar a leitura correta das condicionantes e do programa de necessidades e não deve ter vergonha de realizar estudos de caso. 
Em 2002, na tentativa de fazer um bom trabalho de graduação eu me dediquei ao estudo um projeto realizado pelos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron, que por coincidência um ano antes haviam ganho o Pritzker...  o projeto que eu usei como estudo de caso era a vinícola Dominus, localizada na Califórnia. Um exemplo de arquitetura minimalista com uma força visual impressionante... talvez devido à forma como mimetiza com a paisagem, talvez pelo uso inusitado de gabiões como pele da edificação... quem ainda não conhece esse projeto, eu recomendo muito: http://www.archiplanet.org/buildings/Dominus_Winery.html
Passados quase dez anos eu estava reencontrando a arquitetura dos suíços na cidadezinha de Weil-am-Rhein, interior da Alemanha, mais especificamente no Campus da Vitra Design, onde eles foram responsáveis por um novo prédio do complexo, o VitraHaus.
Área com amostras dos acabamentos possíveis e computadores para simular o resultado final

Como eu já contei em outra postagem a Vitra é uma fábrica de móveis e utensílios domésticos que possúi a licença de produção do design de monstros como: o casal Eames, Mies, Panton, Corbusier... e por aí vai... e junto à sede da empresa em Weil-am-Rhein foi construído um grande showroom dos seus produtos, o VitraHaus, com o objetivo de receber a visita não só dos seus consumidores diretos, mas também para receber pessoas que querem conhecer mais sobre a história do design ou que simplesmente gostam de passear em uma grande loja de mobiliário de primeira qualidade... coisa que, guardadas as devidas proporções, acontece aqui em Porto Alegre com a Tok Stok... (repito, guardadas as devidas proporções...)
Escada caracol, uma delas
Para resolver o que foi pedido pelo cliente os arquitetos suíços entenderam que o correto não seria apresentar os produtos em um ambiente sem identidade, mas sim apresentá-los dentro do seu contexto de uso, ou seja, dentro de uma casa... Como a linha de produtos da Vitra é muito extensa para colocar dentro de apenas uma casa, eles resolveram isso projetando nada menos do que doze (!) casas que vezes estão contíguas  e vezes estão empilhadas, seguindo uma improvável lógica geométrica nos cinco andares do prédio.
A solução espacial é brilhante, ainda mais e levarmos em conta a complexidade que tem por trás dela e que não é percebida aos olhos de um leigo... começando a visitação pelo último andar (seguindo uma lógica promenade architecturale) vai se passando por ambientes com alturas variadas... escadas em caracol... planos inclinados... e a maneira como os arquitetos enquadraram a paisagem é genial, pois se passamos de uma “casa” para outra esperamos que a paisagem também mude e é exatamente isso que acontece, hora se visualiza a rodovia... hora a vista são os outros prédios do campus... hora é a idílica paisagem dos morros que circundam a região... 
sala com mobiliário para os piás...
Complementando o programa ainda há no térreo: uma loja de pequenos acessórios e utensílios, uma cafeteria e algumas salas de reunião/negócios.
Na minha opinião o resultado é brilhante. Talvez a volumetria até possa ser questionada por alguém que ande aborrecido e mal amado... mas a qualidade espacial é digna do mobiliário ali exposto, ou seja, é inquestionável.... assim como é inquestionável que a Vitra atingiu o seu objetivo com a VitraHaus, vocês podem ver pelas fotos que havia dezenas de pessoas visitando e usando os espaços... os alemães construíram bem mais que um showroom, construíram um equipamento urbano. 

Em breve faço uma postagem estilo álbum de figurinhas... tenho muitas imagens desta obra e acho que vale a pena compartilhar.

P.S.: Estive lá em um chuvoso dia de outono, mas tenho certeza que no verão o pessoal de lá usa os gramados do Campus como se fosse um parque... certo que é lá que se toma o chimarrão das tardes de domingo.
Além de móveis, luminárias...
Link para a primeira postagem do Campus da Vitra Design: http://arquis.blogspot.com/2011/07/vitra-campus-weil-am-rhein.html
Link para o escritório dos suíços Herzog & de Meuron: http://www.herzogdemeuron.com/
Link para ótima matéria realizada pelo David Basulto para o archdaily, onde se podem ver os complexo diagramas projetuais da VitraHaus: http://www.archdaily.com/50533/vitrahaus-herzog-de-meuron/

Uma externa para quem não viu o outro post, meu primeiro contato visual depois de descer do ônibus que me trouxe desde Basel.

4 comentários:

  1. Fantástico Luciano! Bacana ver fotos diferentes do interior desse edifício. Por vezes projetos são mostrados apenas por fora em muitos sites e revistas, deixando uma ou duas míseras imagens dos interiores. Penso que se da muito foco ao fora, e estão esquecendo do dentro.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Fernando e Larissa, esses tempos escrevi algo à respeito... desde a faculdade há uma preocupação muito grande com a parte externa do prédio e se deixam de lado os interiores.... o que é uma pena, já que o usuário vive no interior, a volumetria e as fachadas são mais importantes como uma forma de arte compulsória para a cidade e para as capas de revista...

    Que bom que vocês gostaram da postagem, em uns dias faço um álbum de figurinhas e coloco uma porção de fotos novas.

    abraço
    cuidem-se

    ResponderExcluir
  3. Luciano gostei do seu Blog. Também concordo com esse ponto de vista.

    ResponderExcluir
  4. Roger, que bom que tenhas gostado e fico feliz que tenhas deixado um comentário!

    abraço
    luciano

    ResponderExcluir