sábado, 27 de agosto de 2011

O Genius Loci e o Jênio Assadi...

Tem uma porção de filmes de mulherzinha que eu gosto muito... um deles é A Casa do Lago, um filme tri bem feito onde Keanu Reeves interpreta um arquiteto idealista cujo o irmão e pai também são arquitetos... o irmão é um profissional que se rende ao mercado e o pai é um famoso arquiteto que sempre foi mais arquiteto do que pai... 
Em determinado momento do filme o personagem do Keanu Reeves vai visitar o pai no hospital e este lhe mostra a imagem do projeto de um museu e pergunta o que ele acha... depois de uma rápida olhada o filho diz que lhe parece bom... então o pai, com um olhar de reprovação, lhe questiona como ele pode ter achado bom se ele nem sabia onde seria construído o prédio.... se ele não sabia qual a orientação solar do terreno, nem o clima e  muito menos as cores da região... 
A lição que ele queria passar é que se o projeto não estiver adequado ao espírito do lugar - ao genius loci, e as condicionantes que este apresenta, ele pode ser bonito sem necessariamente ser bom (assim como algumas pessoas)...
O conceito de genius loci vem desde a arquitetura clássica e foi revisto por vários arquitetos e autores contemporâneos.... Heidegger, Norberg-Schulz, Aldo Rossi... cada um à sua maneira reconheceu que o lugar é um espaço que possui caráter próprio e que o bom arquiteto é aquele que reconhece as características distintivas do lugar e interage com estas de uma forma correta e adequada... e não se tratam apenas das características geográficas, mas também das características culturais e sociológicas.... é fácil entender a importância do lugar para a arquitetura... um ótimo arranha-céu nova iorquino é um péssimo trambolho se for construído na beira da praia em Fernando de Noronha... acho que até a Sophia, minha afilhada lindona, entende isso... mesmo com três anos e meio de idade.
Porém o que até uma criança entende alguns arquitetos ignoram completamente... nossas cidades estão repletas de fachadas com má orientação climática.... de obras mal inseridas no terreno.... e se eu for falar na falta de linguagem arquitetônica adequada e ou na falta de respeito pela cultura do local este texto não vai mais terminar e eu ainda quero escrever sobre o jênio Assadi... 
Há algumas semanas eu tenho experimentado usar o Twitter... e uma das pessoas que eu seguia era o chileno Felipe Assadi (@felipeassadi)... para quem não conhece ele é um jovem e multi-premiado arquiteto (clique aqui e conheça o seu trabalho) que tem talento de sobra. A produção dele é realmente muito, mas muito boa... e desde 1997 ele também leciona arquitetura....  
E não é que este baita arquiteto, que serve de exemplo para muitos jovens estudantes e profissionais, resolveu ter uma jenial idéia???  Vejam que maravilha: quando ele chegar ao número de dez mil seguidores no twitter ele vai sortear o projeto de uma casa de 120 m2, com plantas, maquete e especificações... sendo que aos sete mil ele mostrara os croquis, aos oito mil ele publicara uma renderização, aos nove mil as fotos da maquete física e aos dez mil ele sorteara o que ele batizou de tweethouse... o projeto de uma casa que será feito sem saber em que lugar do mundo será construído, ignorando as condições naturais do terreno, fazendo pouco caso da cultura do local e desconsiderando as necessidades do ganhador do tal projeto... ou seja, ele vai sortear uns desenhos e não um projeto... perante essa idéia jenial eu não resisti e com meu espanhol, aprendido em ciudad del leste, lhe perguntei se o genius loci não era importante para a arquitetura dele... ele respondeu que o genius loci estava de folga... e depois disso, ofendido, me bloqueou. Deve ser difícil a vida de jênio... 

P.S.: Antes que alguém duvide que sou realmente alfabetizado, escrever JÊNIO é uma HIRONIA.... 

P.P.S.: Só sei usar o twitter para acompanhar notícias de futebol, mas se alguém quiser me seguir e me ensinar a usar essa encrenca: @lucianobasso

P.P.P.S.: Entendo que a tweethouse do Assadi seja uma diversão para ele... vocês já devem ter percebido que senso de humor não costuma me faltar, mas acho que teriam formas mais adequadas dele brincar.

P.P.P.P.S.: Há muito tempo o sumido Gabriel escreveu sobre filmes onde os protagonistas são arquitetos, entre eles: A Casa do Lago... vale a (re)leitura: http://arquis.blogspot.com/2008/08/architects-are-nice-guys.html

Ilustrando a postagem uma foto que tirei no Ensanche de Vallecas, em Madri... é o Vallecas 51, do Somos.Arquitetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário