quarta-feira, 6 de junho de 2007

Céu de Brasília, Traço do Arquiteto...


A primeira vez que visitei Brasília, tinha 12 anos. Confesso que não entendi a cidade: Faltavam prédios, tudo era longe... mas achei interessante: era diferente de todas as (poucas) cidades que conhecia. Quando da segunda, já aos 18 anos e recém entrado na faculdade de arquitetura, tive uma outra visão da capital, embora o envolvimento com um evento etílico-acadêmico na UNB tenha minado um pouco a minha percepção de toda aquela aula de modernismo ao ar livre e em tempo real.
O ano era 1994 e, desde lá, sei que muita coisa mudou no planalto central... o metrô está pronto (embora os brasilienses só reclamem dele), a densificação e a especulação imobiliária passaram a ameaçar o patrimônio da humanidade a ponto de a pressão pela moradia de classe média fazer surgir uma "Brasília alternativa", Águas Claras, a meio caminho entre Taguatinga e o Plano Piloto, densa e verticalizada, misto de Barra da Tijuca com Morumbi e Balneário Camboriú, coleção de exemplares de arquitetura de qualidade duvidosa (mal que assola todas as nossas metrópoles) e que, ao rés do chão, parece uma cidade inacabada. Lá, em matéria de índices construtivos, me contam que tudo é possível. É o modernismo às avessas.
Além disso, Niemeyer plantou mais algumas de suas excentricidades, amadas por um e odiadas por outros, na forma de novas sedes dos tribunais, projetadas e construídas a peso de ouro, só fazendo com isso alimentar as críticas ("está senil", chegaram a dizer... quanta ignorância).
Agora, minha 3a. edição, revista e ampliada, terá mais uma oportunidade de aprender as lições (de como fazer e de como não fazer) ensinadas pela capital. Além de servir de guia aos meus acompanhantes, estreantes no centro do poder. Há de ser divertido. Costuma-se dizer que Brasília ou se ama ou se odeia. Com base nas experiências anteriores, Algo me diz que me aproximo mais do primeiro grupo.

Um comentário:

  1. Gabrielito, te escrevo desde minha B. Aires... lindos textos amigo!

    Eu ainda nao tive a oportunidade de fazer minha segunda viagem a Bsb e estive a primeira vez já com pseudos olhos de arquiteto e aquilo tudo me encantou... a Catedral com seus anjos diminuindo de tamanho para forçar a perspectiva... a escala monumental... espetáculo de cidade!!! com a observaçao de ter sido um pouco maculada pelo recalque de alguns (Othake é um desses...)

    forte abraço e pronto nos veremos

    ResponderExcluir