quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Montevidéu: O novo aeroporto




Procurando uma forma de abrir este post, lembrei-me de uma parte de um ótimo texto de Gianfranco Beting, entusiasta da aviação e "publisher" do http://www.jetsite.com.br/ sobre os aeroportos do Uruguai, e que reproduzo aqui:
"o Uruguai ainda tem algo que há muito dou por perdido na cidade onde vivo, São Paulo, que tem uma população quase 5 vezes maior que todo o Uruguai; o que chamo de "escala humana:" tudo no Uruguai ainda parece ter o tamanho certo para a raça humana. O trânsito, as ruas, os bairros, as comunidades, as praias, os bancos, o comércio, os parques. Parece que tudo foi desenhado pelo Homem para o Homem. Tudo é razoavelmente perto, relativamente fácil. Tudo parece ter sido feito para desfrute e para servir."


Quem já visitou o vizinho sabe do que ele está falando: A menos que você desembarque na fervilhante Punta del Este em plena alta temporada de verão, não há dúvidas de que a vida lá segue em outro ritmo. A capital, Montevidéu, é tranqüila e serena (até demais, diriam alguns), mas vale, com certeza, uma visita. Até porque lá, além da melhor carne e do melhor doce de leite da face da terra, se encontram exemplares de uma arquitetura honestíssima (ofício aliás altamente desenvolvido no país), desde nas residências de bairros como El Prado, até em museus, hotéis, edifícios residenciais, chegando a edifícios corporativos contemporâneos.



Eis que, mesmo nesse ritmo sincopado de desenvolvimento, com um crescimento econômico (e populacional) pequeno, sempre ao sabor das ondas em que navegam os gigantes vizinhos Brasil e Argentina, faz-se necessária uma nova porta de entrada para o país: O antigo aeroporto internacional de Carrasco, em Montevidéu, após anos de adaptações, puxadinhos e anexos que descaracterizaram significativamente sua bela arquitetura neoclássica, jogou a toalha e ganhará um novo terminal de passageiros, a cerca de 800m do atual, cujas obras já estão em andamento.



Honrando a tradição da boa arquitetura uruguaia, o novo terminal responde à altura: Projetado por Rafael Viñoly, uruguaio radicado nos EUA, será sem dúvida um dos mais belos terminais de passageiros da américa latina, incorporando o que de melhor há em termos de projeto de aeroportos contemporâneos.


Em tempos de mega-construções de aeroportos em todo o mundo, com os de Dubai e Pequim encabeçando a lista dos gigantes em construção, o novo aeroporto de Montevidéu chama a atenção justamente pelo tamanho: É um terminal pequeno (embora comporte o dobro de passageiros do atual), contando, ao todo, com 7 posições de estacionamento de aeronaves em seu pátio (4 delas nos "fingers" do terminal e outras 3 para embarque remoto). Criticado em alguns fóruns na internet pela pouca capacidade, esse é um luxo ao qual só um país como o Uruguai pode se dar: Com uma população de cerca de 3 milhões de habitantes, sendo a metade concentrada na grande Montevidéu (o Rio Grande do Sul, com área semelhante, já conta uma população ao redor de 11 milhões), o novo terminal deve dar conta do recado por muito tempo, fazendo par com o ainda menor, mas igualmente belo aeroporto de Punta del Este, outro exemplar da boa arquitetura contemporânea uruguaia, mais destinado à aviação geral (aviões particulares, táxi aéreo, etc.) e vôos charters, e que costuma ter engarrafamento de jatos executivos na alta temporada.









3 comentários:

  1. Que grande texto para começar o ano, que grande obra para começar o ano!!!

    Eu não tenho confirmação desse dado, mas parece que apesar do Rafa Viñoly ser uruguaio, ele se formou em La Plata, na Argentina...

    E já faz algum tempo citamos o baita escritório do Andres Remy (http://arquis.blogspot.com/2007/05/site-do-dia-12-quase-finalizando-sria.html) que é argentino e trabalhou durante um tempo com o Viñoly em NY... depois voltou para Argentina e hoje faz esse trabalho sensacional!

    Vamos ver se agora engrenamos... e tocamos esse blog pra frente, para os nossos 2,37 leitores por mês.

    abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  2. Vamos lá, de volta aos recordes de visitas... breve, ainda na fase "aeroportuária", a ressurreição do terminal do Saarinen no JFK, nas asas da JetBlue. Inaugura esse ano.

    ResponderExcluir
  3. Falando do Andres Remy quero resaltar as casas hiper funcionais e sustentaveis que fez em todas partes da argentina, patagonia e Madri. Respeita totalmente o meio ambiente e seu entorno, prncipalmente o solar.
    Vale a pena conferir sua pagina www.andresremy.com

    ResponderExcluir