quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Com a palavra... o arquiteto

Campo Grande: Tranquila e arborizada, começa a sofrer com a verticalização.


(Direto de Dourados - MS)

Hoje pela manhã, assistindo um noticiário local na TV, uma reportagem me chamou a atenção, não pelo assunto em si, pois o fenômeno da verticalização acelerada da simpática e arborizada Campo Grande tem ocorrido em várias outras cidades brasileiras, e já não é exclusividade das capitais. Mesmo aqui em Dourados, segunda maior cidade do Mato Grosso do Sul, que já conta quase 200.000 habitantes, alguns edifícios residenciais de porte considerável já começam a surgir. Clique aqui para ver a reportagem.

O que me chamou a atenção mesmo foi que, na reportagem, três arquitetas foram ouvidas, ora como moradoras da cidade, ora representando a prefeitura. O vídeo não mostra, mas se seguiu à reportagem uma interessante entrevista em estúdio com o arquiteto Ângelo Arruda, sobre a questão da verticalização em Campo Grande, onde ele cita também o início do fenômeno também em Dourados e Três Lagoas, outras importantes cidades do estado.

Eu e o Luciano sempre conversamos bastante sobre o distanciamento que o arquiteto sempre teve da grande mídia no Brasil (se por iniciativa da mídia ou falta dela por parte dos arquitetos... a discutir), estando restrita normalmente a programas ou inserções na mídia impressa e digital que tratam mais de interiores e decoração (sem demérito a essas áreas, que fique claro). Salvo honrosas exceções - como o caderno de arquitetura da Folha, por exemplo, é comum ver engenheiros ou outros profissionais dando entrevista sobre assuntos como planejamento urbano, e outros "quadrados" nos quais caberia tipicamente ao arquiteto dar pitaco.

Não sei pra vocês, mas num cenário desses, uma reportagem como essa, seguida de entrevista soa como alívio pra mim, com a certeza de que ainda temos voz.

Enfim... uma passada rápida pra colocar esse assunto na roda por aqui. Parece que nem tudo está perdido.

P.S.: Ângelo Arruda também orbita na blogsfera, tratando principalmente de questões urbanas relacionadas a Campo Grande. Clique aqui para ver o seu blog.

4 comentários:

  1. pois é, o Ângelo é um batalhador incanssável e esta visibilidade é resultado de anos de dedicação a Campo Grande.

    legal vocês terem visto e anotado.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, eu adoro seu blog, muita coisa interessante!!

    ResponderExcluir
  3. Tem razão, a midia parece entender pouco sobre quando ouvir a opinião de arquitetos. Se a obra está pronta, chama os decoradores; se ainda está em construção, chama os engenheiros; e se ainda está em projetos ( é quando deveria chamar os arquitetos, autores de projetos), chamam os seus contratantes, empreendedores, secretarios de obras, etc.
    Minha área, de urbanismo, é ainda pior, pois os jornalistas nem sabem onde encontrar tal profissional... pode? Mas continuo escrevendo no www.qualidadeurbana.blogspot.com e no www.eficienciaurbana.blogspot.com mesmo que para leitura num clubinho restrito de arquitetos.

    ResponderExcluir
  4. Sem falar que é praticamente a construtora, baseada na projeção de lucros, que define como será o imóvel, ou da obra.

    ResponderExcluir