quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Na passarela... Frank Gehry

Já faz algum tempo que tenho vontade de escrever sobre esse arquiteto canadense que para os que são do meio dispensa apresentações, para os que não são esse cara foi vencedor do Pritzker, da medalha de ouro do RIBA (entre outros tantos prêmios) e é considerado -por alguns- um revolucionário da arquitetura contemporânea... principalmente depois da conclusão das obras do Guggenheim de Bilbao (foto acima), do Walt Disney Concert Hall e da Dancing House em Praga, obras que colocaram de vez na mídia geral um trabalho que começou em 1962 e que em 1984 já esboçava um modo diferente de ver o mundo, demonstrado no Museu Aeroespacial da California (foto abaixo).

Gehry é um dos maiores exemplos de arquiteto popstar... já foi alvo de reportagem da revista Rolling Stone, já teve participação nos desenhos dos Simpsons (!), e um documentário, chamado Sketches of Frank Gehry, realizado por Sydney Pollack (oscarizado por Entre Dois Amores). Gehry é um gênio e sabe disso.

Em uma entrevista à revista SUMMA+, realizada em 1997 durante as obras do Guggenhein de Bilbao, quando perguntado se ele acreditava na importância do espaço de um museu para a percepção da obra de arte por parte do espectador, ele respondeu: "Tu acreditas nessa merda toda de que um museu de arte deve ter paredes neutras e brancas?" e seguiu... "...o cliente me pediu que fizesse salas que provocassem os artistas a comprometerem-se com elas, que incitassem... Para usar o exemplo de Frank Lloyd Wright, ele disse: Faço assim para provocar."

Aproveitando que o próprio Gehry fez referência a Wright é fácil fazer uma relação entre eles, os dois se chamam Frank, têm um Guggenheim como sua obra principal, ousaram misturar elementos da arquitetura japonesa com a sua arquitetura e têm certa arrogância que fazem da sua profissão sua identidade, não admitindo discussões quanto às suas opiniões.

Frank por Frank ainda sou muito mais Wright...

Abaixo links para a participação do Gehry nos Simpsons... imperdível!!!

http://www.truveo.com/frank-gehry-in-simpsons/id/542516559

2 comentários:

  1. Creo que la mejor definición de arquitecto para Ghery es la de "Pospstar". Tiene una gran fascinación por estar en las "marquesinas".
    Su arquitectura, obviamente está lejos de ser mala, es muy atractiva, pero a veces cae en la tentación de la moda sin contenido.
    "Lo moderno pasa desapercibido"

    Saludos Muy buen post!

    ResponderExcluir
  2. Gracias por la colaboración y por por el cariño!

    Gehry, Nouvel, Calatrava... son arquitectos que caen en la trampa de la moda sin contenido, hablaste bien "lo moderno pasa desapercibido".

    sos siempre bienvenido al blog!

    suerte.

    ResponderExcluir