segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Niemeyer... rumo aos 100!


No ano em que Oscar Niemeyer completa 100 anos não é de se estranhar as constantes matérias e homenagens que o mestre modernista recebe por todo o mundo (no Brasil com menos expectativa do que a que houve para o milésimo gol do Romário).

No dia primeiro de agosto o nas terras da rainha o The Guardian publicou sensacional matéria sobre a obra e principalmente sobre o homem Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer, falando sobre sua amizade com Fidel Castro... citando a visita de Gropius a Casa das Canoas...

"Walter Gropius came to see me at my house at Canoas above Rio. I designed it in a sequence of natural curves to flow in and out of the existing landscape. He said, it's beautiful, but it can't be mass-produced. As if I had intended such a thing! What an idiot."

...e falando sobre o convite que o presidente de Angola fez para que ele projete a nova capital do país, quatro vezes maior do que Brasília... e Niemeyer sorri quando se refere a este novo trabalho, sorriso de criança que não cansa de brincar...

Além do The Guardian, recebi semana passada a edição julho/agosto (ed. 905) da italiana Domus que dedica 12 páginas à Casa das Canoas, a qual chamam de Casa da Vida... e destacam a modesta frase do autor:

"A casa é modesta, mas o lugar é lindo"

Casa que foi construída como morada do Arquiteto em 1951 e hoje é abriga parte da Fundação Oscar Niemeyer.

E para completar a semana haverá a homenagem na popular Festa do Peão de Barretos, cujo o Arquiteto projetou a Arena de Rodeios (para os mais conservadores em forma de ferradura, para os que conhecem a obra dele, uma homenagem à anatomia feminina) e também desenhou um dos cartazes de divulgação do evento (2005).

Nietzsche estava certo no seu livro Humano, demasiado humano quando escreveu que a profissão é a espinha dorsal da vida, e Niemeyer através da Arquitetura, através de sua espinha dorsal... se tornou imortal há muito tempo, merecendo não só estas homenagens pelo seu centenário, mas sim homenagens feitas por muitas gerações que virão.

Só espero que o gol 1.000 do Romário não continue sendo mais lembrado do que a obra e a importância do herói modernista...


Link para a entrevista do The Guardian: http://arts.guardian.co.uk/art/architecture/story/0,,2139073,00.html#article_continue

Link para o site onde trata da homenagem feita pela festa de peão, onde há fotos da arena:
http://www.independentes.com.br/2006/link.php?xopcao=0708

Link para a fundação Oscar Niemeyer, direto para a Casa das Canoas:
http://www.niemeyer.org.br/canoas/canoas.htm

4 comentários:

  1. por vezes já me peguei pensando como seria a casa de um arquiteto projetada por ele mesmo. "a casa é modesta, mas o lugar é lindo", diz tudo!

    adorei o texto. :)

    e nietzsche, meu favorito, ficou muito bem ali... rsrsrs...

    bjs lu!!!

    ResponderExcluir
  2. projetar a própria casa é uma das coisas mais difíceis para um bom arquiteto fazer (o arquiteto ruim faz qualquer coisa e ainda acha que ficou bom), há um livro chamado La Casa del Arquitecto, da Anatxu Zabalbeascoa, onde se vê muitas vezes que a casa do arquiteto não reflete a arquitetura que ele produz no seu cotidiano.

    Vilanova Artigas, grande arquiteto paulista dizia sobre sua casa:

    “A partir dela, que foi a primeira coisa que fiz e tive a coragem de fazer porque era para mim, me libertei inteiramente das formas que vinham vindo”

    Um arquiteto projetar a própria casa é como um auto-retrato de um pintor, não há intermediários... não há desculpas sobre maus clientes.

    que bom que tu gostastes do texto, dani!!!

    ResponderExcluir
  3. O Oscar é o cara. Estou lendo a conta-gotas "Oscar Niemeyer e o Modernismo de Formas Livres no Brasil". Cheguei num capítulo intitulado "Oscar Niemeyer e a Arquitetura da Mulher Brasileira"... uma pérola. Breve, um postzinho básico sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. Gabrielito, eu tenho esse livro, comprei nos primeiros tempos pós faculdade... dá uma olhada, mais no final do livro o gringo (o autor é norte-americano, não?) fala sobre o do desapego que Oscar teve com a fidelidade à sua esposa e a influência positiva que isso trouxe a sua arquitetura... lembro que quando li esse trecho repensei meus conceitos e disse "melhor não ler duas vezes".

    abraço amigo!

    ResponderExcluir