terça-feira, 4 de setembro de 2007

Olhando para o outro lado do mundo (5) - e ficando preocupado...

Shangai, sem Photoshop, envolta em seu habitual manto de poluição...

...E, do Japão, passemos à China, esse gigante que fascina e assusta, enquanto tentamos assimilar a dimensão e a velocidade com que as coisas acontecem por lá. Vez por outra, nos chegam de lá grandes feitos dos craques da bola da arquitetura contemporânea, embora, ao rés do chão, o buraco seja bem mais embaixo.

Para ajudar a entender como funcionam as coisas, do ponto de vista da arquitetura e do urbanismo, num país catapultado sem escalas (leia-se movimento moderno) da nulidade ao século XXI, recomendo, então, a leitura do ótimo - e assustador - texto de Fernando Serapião na última edição do ArcoWeb, relatando sua experiência em Shangai, coração econômico da China. Preparemo-nos todos, pois, seja lá onde isso tudo for parar... certamente respingará em todo o mundo:

http://www.arcoweb.com.br/debate/debate103.asp


2 comentários:

  1. Tchê, quando li o texto na revista Projeto, fiquei apavorado... é assustador e com certeza respingará mais longe do que se possa imaginar.

    belo texto... quiçá começamos uma fase china, após uma boa fase japão...

    abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. Grabiel muy interesante el texto e interesante tambien saber lo que pasará de aqui a unos años con la gran China y quizas sea necesario dar pasos atraz como lo hace el hombre cangrejo y no cometer mas errores.
    esperamos mas noticias de china pero ahora en chino mandarin ;)

    Naara

    ResponderExcluir