terça-feira, 11 de novembro de 2008

Postal de Arquiteto: Guggenheim Museum

Ante a insistência - justificada, é verdade - do meu co-blogueiro para a minha volta aos escritos, com direito até a aviso de abandono de lar, comecei a escrever um texto sobre minha recente visita inaugural ao Guggenheim Museum, em uma passagem-relâmpago por NY. Acontece que o texto começou a ficar longo e a soar piegas, quase jeca. Deixo-vos com esse singelo testemunho fotográfico da minha passagem por lá, num domingo magicamente ensolarado, com direito a uma esticada pelo Central Park na seqüência.

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Fica aqui minha homenagem a uma das minhas obras preferidas, não só do Véio Frank como de arquitetura, de um modo geral. Não há nada mais de útil a dizer sobre a obra e seu autor que já não tenha sido dito. E também não há nada que eu mudaria lá também, por fora ou por dentro.

Bom, talvez eu demolisse aquele anexo escroto by Gwathmey/Siegel. Como eu desconfiava, não precisava existir mesmo.

4 comentários:

  1. Hahahahaha coitado do Gwathmey(tb com esse nome)! Tu ta tratando ele como uma apêndicite! É uma das minhas favoritas também, sempre foi. Inclusive foi o primeiro desenho que eu fiz na Faculdade...

    ResponderExcluir
  2. Heheheh... mas aquele tijolo é um abcesso... uma afronta ao museu... como todo abcesso, ou um apêndice inflamado, deveria ser extirpado.

    Mas nada apaga o brilho do original. Apesar de eu achar que o anexo é escroto, ele interfere bem menos do que eu supunha pelas fotos. Eu mesmo quase não notei que ele estava ali.

    ResponderExcluir
  3. Pô, Gabriel... o anexo tá direitinho. Sem contar que o véio Frank já o tinha previsto, com a mesma volumetria e fachada menos neutra (tá na minha dissertação). Só que a utopia do véio era muito doida: o anexo seria um residencial de artistas, que viveriam ali da sua arte exposta no próprio museu... Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Gabriel tu tá ficando velho e chato... o anexo é honesto... e muito boa lembrança do Daniel, vou te dizer que eu já tinha lido isso, mas já não lembrava mais...

    ResponderExcluir