terça-feira, 9 de setembro de 2008

"A ereção é uma espécie de construção..."

juli capella diagona barcelonaHotel Silken Diagonal Barcelona
(em primeiro plano a cobertura do acesso às garagens do piço do Nouvel, bem ao fundo edifício -listradinho na vertical, em obras, do Chipperfield)

É interessante como as coisas às vezes acontecem sem querer... quando fui visitar a torre Agbargh do, ainda não Pritzker - Jean Nouvel, eu acabei me deparando com o hotel Diagonal Barcelona, que fica coladinho ao piço do frances...

Um prédio super legal que depois fui pesquisar e descobri que é do arquiteto Juli Capella, que segundo o próprio gostaria bem mais de ser astro de rock, mas mandaram ele fazer algo sério e ele foi estudar arquitetura (não era algo sério?)...

O site do cara é uma das coisas mais legais que eu vi na web nos últimos tempos, completo, divertido, bonito e de fácil navegação:

http://www.capellaweb.com/website/index.html

Além deste hotel ele tem outros projetos geniais, inclusive outro edifício pertinho dali, o Diagonal 203... que é um baita exemplo de boa arquitetura cotidiana.

Diagonal 203

Ahhh.... sobre o título do post, foi retirado do site do cara... ele tem uma coleção de imagens e objetos fálicos (no site, na seção qué pasa por la azotea) e diz: "...o que é arquitetura senão colocar em pé algo que tende a cair? A ereção é uma espécie de construção."

Inclusive, se você tiver algo para contribuir com a coleção, ele pede gentilmente que seja enviado para o seu escritório.

5 comentários:

  1. Vejo isso como se fosse minha casa...Morei em BArcelona um ano, fazendo mestrado, e fui umas 10 vzes por la mostrar ao pessoal o "penis" do Nouvel...rs...O hotel esta pronto já, funcioando, e até é interessante...

    ResponderExcluir
  2. Sim Ricardo, o hotel estava pronto e funcionando... acho que escrevi mal a legenda da primeira foto... o que está(va) em obras é o edifício bem ao fundo, projeto do D. Chipperfield...

    O hotel é ótimo, dá uma olhada no site do cara, a qualidade dos espaços e os interiores são sensacionais

    ResponderExcluir
  3. O site dele é realmente, acima de tudo, divertido!
    Valeu a dica... e os exemplares tbm!

    ResponderExcluir
  4. Sim, muito divertido... não só visualmente, os textos do cara também são ótimos!

    ResponderExcluir
  5. Excelente o site do cara! E os projetos bem bacanas também.

    Ironia e Irreverência deveriam ser matéria obrigatória nas escolas. O arquiteto sempre pode - e deve - se valer delas em um momento ou outro.

    Me preocupa um pouco quando vejo que o pessoal mais novo perdeu um pouco esse "molejo" e está cada vez mais preocupado em se levar excessivamente a sério.

    Mas nada que umas palestras, oficinas, workshops com o pessoal de BH não resolva. Ainda dá tempo.

    ResponderExcluir