quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Causos arquitetônicos... (4) - Oscar Punhos de Hormigón Niemeyer


O causo de hoje trata de uma polêmica que já foi tri discutida: a maneira como Niemeyer se promoveu (será no passado mesmo?) oferecendo importantes projetos sem custo algum para prefeitos, governadores, entidades...

Para aqueles que não sabem bem do que estou falando sugiro que antes que prossigam a leitura deste causo, que leiam a "Carta aberta ao arquiteto Oscar Niemeyer", escrita pelo Sylvio Podestá em 2003.

Pois bem, 50 anos antes do Podestá escrever seu justificado desabafo, em 1953, a Prefeitura de São Paulo abriu um concurso de projetos para a construção do Paço Municipal, vários arquitetos concorreram, mas o concurso foi dado como encerrado sem escolha de vencedores... Niemeyer, então com 45 anos, não havia participado do concurso, mas ofereceu gratuitamente um projeto para a Prefeitura e esta convocou a imprensa para a apresentação do mesmo na Câmara Municipal...

O jornalista Geraldo Ferraz esteve presente nesta apresentação e no dia seguinte escreveu na seção "Arquitetura e Urbanismo" do Diário de S. Paulo que considerava a atitude do arquiteto carioca uma falta de ética e um desrespeito aos colegas paulistas... depois da publicação dessa nota, e da polêmica trazida por ela, o projeto do Niemeyer não foi adiante.

Passados alguns anos, 1961... pela escrita do próprio Geraldo Ferraz, extraído do seu livro "Depois do Tudo":

"...fui alcançado por um Volkswagen, que parou do lado direito, e dele saiu, gritando comigo, o arquiteto Oscar Niemeyer: Geraldo Ferraz! Há oito anos trago atravessado na garganta um artigo teu contra mim. Por isso vou te pegar agora! E você nunca mais se atreverá a escrever sobre a minha arquitetura! Avançou, então, em nossa direção com o braço erguido, e quase a dois passos lançou-nos um soco que aparamos, com o punho esquerdo, esperando que ele voltasse a atacar. Repelido em seu impulso, Niemeyer quase perdeu o equilíbrio, e voltou ao meio da rua. Dali, dava ponta-pés no ar, espumando e gritando..."*

Geraldo Ferraz ainda cita uma desavença do Niemeyer com o Rino Levi, mas isso fica para outro causo...


* Se encontrarem o livro do Geraldo Ferraz, Depois de Tudo, além deste episódio há outras memórias de quando o Brasil era moderno.... editora Paz e Terra.

13 comentários:

  1. Cara, que post foda!
    VocÊ tem que continuar essa história!
    haeuhuaehuaeuhae
    Está intimado a contar a briga do Niemeyer com o Rino!
    haehaehae
    valew!

    ResponderExcluir
  2. se a fundação niemeyer não me processar por photoshopar a foto dele... eu conto sobre o segundo round.

    não deixa de ler o texto do Podestá.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. o Sylvio foi mesmo muito corajoso (alias como sempre) de se levantar contra o Oscar quando todo mundo fica quietinho esperando ele morrer pra poder contar todos os podres. Acontece que o mundo arquitetonico tem a ética da selva e quanto mais a gente falar disso melhor, maiores as esperanças de um dia domarmos a selva de forma "sustentável".

    ResponderExcluir
  4. Fernando, o mundo seria bem melhor se houvessem mais pessoas como o Sylvio... e acho que o furo é mais embaixo ainda, depois que ele morrer vão jogar essa sujeira toda pra baixo do tapete...

    Difícil é entender essa ética da selva, onde é feio criticar um projeto de um colega e parece ser aceitável qualquer manobra para garantir (ou roubar) o cliente... e o pior, tem muito arquiteto jovem que age assim e justifica colocando a culpa no "mercado"...

    Mas como um bom D. Quixote, eu vou fazendo minha parte...

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhh! Eu rezo pro NINI não morrer... Raciocina comigo...
    Imagina quantos projetinhos do NINI cada prefeitura tem engavetado? O dia que ele tampar a caneta (trocadilho besta com bater as botas) vai pipocar Oscar pra td quanto é lado... aí akele projeto pro teatrozinho que ia ser seu, vai pro futuro-quase-recém finado...
    Pensa nisso...

    ResponderExcluir
  6. thiago, não tem como escapar dessa herança... mas ela seria bem menos ingrata se ele tivesse tido atitudes mais éticas, não acha?

    e só para ter certeza, chamar ele de NINI é pq tu te apavorou com a possibilidade dele te encontrar e resolver te nocautear também?

    ResponderExcluir
  7. Hshshshs com certeza! Ele com 100 tem mais saude do que eu com 24!

    ResponderExcluir
  8. Putz, fiquei imaginando a cena, mas ele com 100 anos tentando bater em alguem..rs...

    ResponderExcluir
  9. hehehehehe... agora ele pode usar a bengala!!!

    ResponderExcluir
  10. Na falta de algo mais inteligente pra dizer, vou mandar o bom e velho "ninguém é perfeito". Sou fã da obra dele, mas isso não me obriga a ser fã da pessoa... Pô, Oscar!

    Mas é lamentável essa atitude. Ele se gaba de não cobrar por certos projetos e tal, e muita gente vê - e vende - isso como altruísmo da parte dele, sem lembrar que, em determinadas situações (que não é o caso da casa do motorista dele, por exemplo, e daquela biblioteca comunitária num morro carioca), podem prejudicar um monte de gente.

    Pena que essa historinha continue se repetindo e, como o Luciano bem lembrou, as novas gerações de colegas as encaram com cada vez mais naturalidade. Fui Dom Quixote enquanto deu, mas chega uma hora que cansa.

    ResponderExcluir
  11. gabriel, como assim "chega uma hora que cansa"??????

    deixou de ser dom quixote e virou christiane f. ??? foram as más companhias?

    eu sigo firme e forte lutando contra os moinhos de vento...

    ResponderExcluir
  12. Não, agora trabalho para um cliente só, que valoriza o meu trabalho e paga bem, e em dia... heheheh :-)

    ResponderExcluir
  13. Podestá é um chato invejoso! Quando ele publicou essa carta eu até mandei minha resposta, acredito que deva estar lá no vitruvius ainda.
    Eu ainda era estudante.
    Fiz meu mestrado sobre o Niemeyer e tem muita historinha nisso aí...

    ResponderExcluir